+55 (11) 4114-9358 contato@saftecdigital.com.br Av. Paulista, nº 2073 Cj 515 São Paulo - SP
O que são crimes cibernéticos e quais os tipos mais comuns

O que são crimes cibernéticos e quais os tipos mais comuns?

Com o advento da internet muita coisa mudou: seja no setor de alimentos, transporte, tecnologia ou econômico, entre outros, em todas as esferas da sociedade ocorreram mudanças significativas. Contudo, essa nova dinâmica mundial propiciou suscitar novas formas de cometer delitos, isto é, os chamados crimes cibernéticos são criados para agir na rede. Dessa maneira, transpassou para o digital a forma de aplicar golpes e fraudes.

Em geral, crimes cibernéticos assolam vítimas que não possui bons sistemas de segurança, pois, em sua maioria, crimes cibernéticos ocorrem pois os criminosos adentraram nos dispositivos por frestas ou por meros descuido da vítima, como por exemplo as fraudes que são veiculadas através do e-mail:

Por meio de e-mails atrativos e com um visual legítimo, criminosos se passam por instituições reais e sérias. Dessa maneira, sem saber, a vítima cede dados pessoais e senhas, fornecendo ao cibercriminoso material necessário para aplicar golpes e fraudes. Além disso, muitas vezes, esse golpe é acrescido de outro chamado engenharia social:

A engenharia social consiste em um golpe que à primeira vista parece ser legítimo. O criminoso, nesse caso, liga para a vítima em nome de uma instituição séria, a qual a vítima tem vínculo, aos isso,  criminoso pede para confirmar dados e dessa maneira, rouba dados das vítima. Se não satisfeito, o criminoso manda um e-mail para a vítima em que está, crendo ser um e-mail sério, acaba caindo no golpe.

O golpe que por e-mail, em que o criminoso consegue informações a partir de links suspeitos, é conhecido como phishing, porém, há outros inúmeros tipos, como por exemplo, os ataques de ransomware. Um tipo de ataque que exige extorsão, pois, o criminoso dessa forma, consegue impedir o acesso da vítima às suas próprias informações e dados, exigindo um resgate para desbloqueio dessa trava, o resgate, geralmente, é feito por bitcoins.

Outros exemplos de extorsão, como a divulgação de vídeos íntimos ou fotos também são considerados crimes cibernéticos e para isso é preciso recorrer rapidamente a órgãos públicos e empresas de segurança digital para evitar maiores constrangimentos e mal-estar. Por isso, empresas como a Saftec Digital, surgiram para promover um ambiente mais afável na internet.

A Saftec Digital atua fortemente no Direito Digital, unindo os ramos da tecnologia e o jurídico, são peritos no assunto. Desse modo, auxilia pessoas que tiveram sua privacidade violada: tirando fotos, vídeos, ou até notícias da internet para que, dessa forma, haja novamente paz e tranquilidade a essas pessoas.

Com a forma contemporânea de aplicar golpes e fraudes, novas leis foram promulgadas para tornar o ambiente da internet mais seguro e confiável. Contudo, essas normas ainda são prematuras, por isso, é recomendável sempre buscar o auxílio de um profissional para evitar maiores estresses e empecilhos. Entre em contato com a Saftec Digital pelo número +55 11 4114-9358 e torne sua vida mais tranquila.