+55 (11) 4114-9358 contato@saftecdigital.com.br Av. Paulista, nº 2073 Cj 515 São Paulo - SP

O que faz um especialista em segurança da informação?

Em decorrência das mudanças que acontecem constantemente no mundo, algumas profissões se tornam obsoletas enquanto outras surgem e garantem um espaço significativo no mercado de trabalho. Com o grande avanço tecnológico é esperado que profissões nesse segmento ganhem cada vez mais espaço. 

Tendo em vista uma quantidade cada vez maior de dados na internet, surge a necessidade de um profissional capaz de gerar o armazenamento dessas informações com segurança. Com o grande número de ataques virtuais é comum que esses especialistas estejam cada vez mais em evidência nas empresas que utilizam a internet como ferramenta de trabalho.

O trabalho desse profissional consiste em proteger os mais diversos tipos de informações de possíveis ataques. Desse modo, a empresa garante a continuidade do negócio sem maiores problemas, como por exemplo, vazamento de dados, que é uma preocupação muito recorrente de quem utiliza a internet.

O especialista em segurança da informação tem que fazer a prevenção para que os dados de clientes e usuários, bem como informações sigilosas não caiam em mãos de criminosos e hackers. Ele precisa cuidar da infraestrutura, da comunicação e do armazenamento digital garantindo a proteção da empresa nesse âmbito.

Além disso, ele também é responsável pela administração de sistemas de informação, identificação de possível vulnerabilidade em servidores, sistemas e aplicações de networking, monitoramento de segurança e implementação de políticas de proteção. Tudo isso a fim de garantir a integridade dos dados da empresa. 

Além da atuação na área de TI, esses profissionais também são autorizados a trabalhar em áreas de desenvolvimento de produtos e serviços e educação corporativa. Serviços de inteligência também buscam os serviços desses especialistas. Bem como qualquer função que diz respeito à segurança de quaisquer tipos de informações.