+55 (11) 4114-9358 contato@saftecdigital.com.br Av. Paulista, nº 2073 Cj 515 São Paulo - SP
Marketing Eleitoral

Marketing eleitoral: Faça com que sua campanha política alcance os eleitores

Nos períodos de campanha eleitoral, comumente os candidatos possuem tempo limitado para compartilhar suas propostas e identidade com o público. Isso ocorre porque, os principais meios de propaganda – como horário eleitoral e os debates – não são suficientes para realizar uma transmissão desejável e retorno no alcance do eleitorado. Somada a essa dificuldade, está a concorrência com demais candidatos que também estão lutando por um espaço para realizarem o mesmo feito. Sendo assim, as campanhas tornam-se momentos intensos, e cargos podem ser definidos e modificados por causa de  pequenos detalhes. Por isso, convencer o eleitor de que a sua mensagem é a melhor é fundamental, e isso faz com que os pretendentes aos cargos políticos questionem: como obter alcance efetivo por meio do Marketing Eleitoral?

Para conquistar o máximo de eleitores possíveis, o candidato deve se valer de boas estratégias de marketing para a campanha eleitoral, ações como panfletagem e bandeiraço, criação de slogans e jingles, posicionamento durante o horário eleitoral e debates podem ser efetivas, pois tornam o nome do candidato conhecido, porém, são estratégias que limitam as transmissões das propostas. Sendo assim, é necessário expandir os campos de atuação para se promover e, para isso, deve-se contar com campanhas online baseadas em ações de marketing digital eleitoral.

O mundo virtual está, cada vez mais, inserido na realidade dos brasileiros, que estão se tornando usuários da Web diários e de longa duração. Dessa maneira, o candidato que sabe aproveitar esse espaço ilimitado para promover sua identidade e propostas de campanha, consegue alcançar um número significativo de pessoas. A internet é um ambiente com intermináveis possibilidades e pode ser explorada por políticos e candidatos, com intuito de fortalecer suas imagens, propagar suas propostas e criar um elo entre esses e seus eleitores. 

Por essa razão, é imprescindível que una-se a campanha eleitoral à internet, pois – por meio dela – é possível estabelecer uma comunicação eficiente com aqueles que se encontram atrás das telas. Muito mais do que uma ferramenta de compartilhamento de conteúdos e aproximação com os votantes, ela possibilita que a mensagem transmitida alcance aqueles que desejam ouvi-la. Logo, esse é o principal diferencial do marketing político digital, pois se utiliza de ferramentas e ações digitais para estabelecer a comunicação e formar um laço, ou seja, um relacionamento com os usuários. 

Durante as eleições, dizer ao cidadão em que votar não é mais suficiente, é essencial mostrá-lo que o candidato possui aquilo que ele procura. E, para realizar, efetivamente, essa ação, organizações como agências de marketing político trabalham com monitoramento de métricas, pesquisas internas, ferramentas de resultados e volumes de busca, anúncios, mensuração do sentimento do eleitorado, entre outras alternativas disponíveis na internet para proporcionar uma conexão linear entre o público e candidato. 

Quando um eleitor deseja verificar mais informações sobre um candidato ou conhecê-lo melhor, dificilmente procurará nas redes sociais – apesar destas serem de extrema importância para o Marketing eleitoral. A primeira ferramenta de busca escolhida por ele, nessas e em demais ocasiões, será o Google, o buscador mais utilizado da internet. Portanto, investir em informações que apareçam nesses resultados de pesquisa é essencial, apesar de ser uma ação pouco explorada pelos candidatos.  

Nesse quesito, a Saftec Digital, empresa pioneira que atua há mais de uma década na internet, é especialista em ações de gestão de reputação e gestão de redes sociais que auxiliam no marketing eleitoral. Através desses serviços, atuamos com notícias positivas e/ou informações de relevância que são inseridas na internet para promover a manutenção e bom posicionamento de seu nome no Google e nas redes sociais. Para os candidatos, que necessitam manter o alcance de eleitores e promover suas propostas e a boa reputação de suas imagens, é fundamental contar com a atuação de uma empresa qualificada nesses processos.

Por isso, se deseja expandir seu alcance e promover a sua credibilidade durante as campanhas eleitorais, com o uso de marketing eleitoral digital, é indeclinável contar com as possibilidades do meio digital e serviços da Saftec Digital, estes auxiliarão no diferencial de sua comunicação e relação com os eleitores, resultando na efetividade de sua campanha eleitoral.