+55 (11) 4114-9358 contato@saftecdigital.com.br Av. Paulista, nº 2073 Cj 515 São Paulo - SP
Conheça os crimes cometidos através das redes sociais

Conheça os crimes cometidos através das redes sociais

Apesar de muitos aspectos positivos, o ambiente virtual está se tornando cada vez mais perigoso. Infelizmente nem todos os usuários utilizam as redes com o objetivo de se conectar com outras pessoas e compartilhar informações, gostos e opiniões. As redes sociais estão se tornando um espaço aberto para se cometer crimes.

O Marco Civil da Internet passou a garantir os direitos dos usuários desde o ano de 2014. A legislação, ao contrário do que muitas pessoas pensam, prevê punições a quem comete crimes virtuais de qualquer natureza. Portanto, quem sofre ataques virtuais deve procurar as autoridades e realizar a sua denúncia.

Mas quais são esses crimes?

Os delitos virtuais mais cometidos estão relacionados aos crimes contra a honra, falsidade ideológica e contra a liberdade pessoal. Injúria consiste em atacar alguém com discursos que são considerados ofensivos. A difamação acontece quando a reputação é atacada, afirmando que alguém cometeu algo desonroso.

Falsidade ideológica diz respeito à criação de perfis falsos nas redes sociais com a intenção de se passar por outras pessoas. Calúnia é o crime contra a honra mais grave, acontece quando alguém é acusado de algo que não cometeu. E a ameaça é um crime que vai contra a liberdade individual.

Como vítima, o que fazer?

A primeira atitude é reunir todas as provas do crime. Mensagens, endereços eletrônicos, fotos da tela, imagens, comentários, áudios, vídeos e tudo mais que comprove os tipos de ataque. Com a ajuda de testemunhas, registre um boletim de ocorrência em uma delegacia de polícia e aguarde que os fatos sejam apurados. 

Nesse momento é imprescindível a ajuda de uma equipe profissional, por isso, para uma consultoria do seu caso entre em contato pelo telefone 11 4114-9358 e pelo site saftecdigital.com.br/