+55 (11) 4114-9358 contato@saftecdigital.com.br Av. Paulista, nº 2073 Cj 515 São Paulo - SP
Como denunciar crimes cibernéticos?

Como denunciar crimes cibernéticos?

Ao contrário do que se imagina muitas pessoas, tudo o que se faz na internet fica registrado de alguma forma. Nos últimos anos, cada vez mais leis que punem atos criminosos cometidos pela internet, estão sendo desenvolvidas e aprimoradas. Esses marcos jurídicos englobam crimes cibernéticos de qualquer natureza.

Atualmente a maior parte dos delitos cometidos pela internet configuram crimes de ódio, calúnias e difamações. Qualquer violação aos Direitos Humanos deve ser relatada, bem como golpes através de redes sociais, pornografia infantil, ameaças, perseguições e crimes virtuais de qualquer âmbito.

Como denunciar?

Armazene as provas

Tudo que sirva como prova do crime pode e deve ser utilizado. E-mails, capturas de tela, áudios, vídeos, conversas em aplicativos de mensagens, entre outros. Após coletar essas evidências, armazene-as em mais de um lugar. Nessa etapa também é interessante a presença de testemunhas que confirmem todo o procedimento.

Registre todas as informações

Para que as provas reunidas possam ser utilizadas em uma ação judicial, é necessário que você se dirija até um cartório a fim de registrar uma ata notarial. Desse modo, será atestada a veracidade desses fatos digitais. Existe um custo por cada documento mas não se preocupe, é um procedimento necessário. 

Dirija-se até uma delegacia

Um crime digital é tão sério quanto qualquer outro, portanto registre um boletim de ocorrência. O mais indicado é procurar por uma delegacia especializada em crimes virtuais, mas qualquer unidade da Polícia Civil é capaz de prestar esse tipo de atendimento. Depois é só aguardar a apuração dos fatos.

A Saftec Digital preza pela utilização responsável das redes. Desse modo, se precisar de assistência jurídica nesse sentido, entre em contato pelo telefone 11 4114-9358 ou pelo site saftecdigital.com.br/ e disponha de um serviço de qualidade realizado por profissionais especializados.