+55 (11) 4114-9358 contato@saftecdigital.com.br Av. Paulista, nº 2073 Cj 515 São Paulo - SP

Aumento dos crimes cibernéticos e a pandemia

Os chamados cibercrimes são delitos cometidos no meio digital com o propósito de obter vantagem em algum serviço ou prejudicar algum indivíduo. Os cibercriminosos usam ferramentas e técnicas cada vez mais arrojadas, dessa forma, invadem dispositivos, roubam dados, aplicam golpes e disseminam o caos.

Tendo em vista a incidência de crimes cibernéticos, é necessário manter uma postura defensiva na rede, isto é, aplicar o uso de ferramentas de proteção, bem como estar atento a possíveis golpes e fraudes.

A taxa de crimes na internet aumenta todos os anos, a ascensão da internet e a esperteza dos criminosos explica esse fato. Os programas maliciosos, cada vez mais modernos e complexos, são a chave de entrada para quem deseja fazer o mal.

Além disso, estudos apontam que a pandemia foi um fator propulsor desse aumento, pois com a nova dinâmica que se instaurou na sociedade, em que o trabalho passou a ser remoto e as aulas também, os criminosos enxergaram uma oportunidade de realizar maiores golpes e fraudes.

Segundo a analista de crimes cibernéticos, a Fortinet Threat Intelligence Insider Latin America, o Brasil sofreu 3,4 bilhões de tentativas de ataques na rede. E o que mais impressiona, além do resultado exorbitante, é que esses dados correspondem apenas aos meses de janeiro a setembro de 2020.

Os golpes mais frequentes na internet são os chamados phishing, cartões de créditos e a clonagem do aplicativo de mensagens WhatsApp. Esses golpes configuraram a maior parte dos delitos cometidos no país e dessa forma, é um alerta aos usuários para que aumentem o nível de segurança de seus dispositivos.

Os golpes mencionados podem ser evitados da seguinte forma: não clique em links duvidosos, mesmo se enviados por e-mails de instituições sérias, suspeite de um e-mail pedindo dados para atualização de cadastro ou coisas do gênero (é a forma mais comum do phishing);  bloqueie o cartão de crédito no aplicativo de seu banco e desbloqueie apenas quando for usá-lo e, por fim, implemente a verificação de duas etapas no WhatsApp.