+55 (11) 4114-9358 contato@saftecdigital.com.br Av. Paulista, nº 2073 Cj 515 São Paulo - SP

Golpes recorrentes na internet e como se proteger deles

Com o advento da internet, novas formas de realizar crimes foram criadas. Os crimes cibernéticos aumentaram consideravelmente nos últimos anos e configuram uma grande parcela de delitos cometidos no mundo inteiro. Dessa forma, sabendo da existência desses crimes, é imprescindível que o usuário tome as devidas precauções e se proteja na internet, evitando cair em fraudes e golpes na rede.

Há inúmeras maneiras de se aplicar um golpe no campo digital, as técnicas e ferramentas são diversas e estão cada vez mais arrojadas. Os criminosos usam das táticas mais modernas, utilizando sistemas e programas complexos, bem como práticas antigas, como a engenharia social: golpe em que o criminoso se passa por uma instituição séria, liga para a vítima e, dessa forma, extrai dados que serão usados contra a vítima.

Dessa maneira, vale sempre ressaltar a importância de não fornecer dados pessoais sem antes se certificar de que aquele atendente fala da empresa referida. Quanto menos informações cedidas via ligação ou internet, melhor.

Além disso, outros golpes recorrentes no  meio digital se dão através de e-mails atrativos: geralmente, são camuflados se passando por uma instituição íntegra, as fraudes mais usuais são através de internet banking: à primeira vista parece um e-mail do próprio banco, possui remetente formal e até informações que configuram um e-mail genuíno da Internet Banking, contudo,  esses golpes pedem para o usuário clicar em links e são esses a chave para o golpe:

Esses links são referidos como uma forma de atualizar o cadastro no sistema ou gerenciar senhas, dessa forma, os criminosos possuem o acesso necessário para praticar diversos golpes sob o nome e dados bancários da vítima. 

Portanto, se um e-mail da instituição bancária chegar, ligue antes e procure checar com um atendente do banco, não envie informações pessoais e não clique em links suspeitos de nenhum tipo. Esse tipo de golpe citado é conhecido como phishing e é recorrente no campo de crimes cibernéticos. 

Outra dica em relação à segurança na rede é suspeitar de promoções atrativas, preços muito abaixo do mercado ou qualquer ganho e recebimento muito atrativo. Lembre-se que (quase) nada vem de graça. Essa dica está intrinsecamente atrelada aos golpes em e-commerces:

O comércio eletrônico cresceu substancialmente nos últimos tempos, elevado ainda mais com a epidemia que assolou o mundo. Dessa forma, a navegação, a realização de compras, solução de problemas e demais assuntos (dos mais diversos) acontecem no campo digital. Nesse sentido, ao passo que o comércio eletrônico cresceu, os golpes neste campo também. 

Verifique os preços em diversos sites, atente-se à fidelidade e confiabilidade da empresa, leia avaliações e procure o CNPJ. Uma empresa fraudulenta pode: vender produtos  falsificados, usar um intermédio para o pagamento e não enviar  produto, enviar um produto diferente do comprado etc. Por isso, compre apenas em sites confiáveis e faça as demais ações mencionadas para garantir que sua compra seja efetuada da melhor forma.

A partir desses pontos levantados, fica nítido a importância de conhecer ferramentas e recursos adequados para se proteger na internet. Para mais conteúdo acerca de segurança digital, acompanhe o blog da Saftec Digital e nossas redes sociais. A precaução é a melhor arma para evitar aborrecimentos, portanto, procure a Saftec Digital para temas tecnológicos dos mais variados temas. Entre em contato com um de nossos consultores pelo número: +55 11 4114-9358 e fique tranquilo (a).