+55 (11) 4114-9358 contato@saftecdigital.com.br Av. Paulista, nº 2073 Cj 515 São Paulo - SP

Cancelamento digital é crime? Entenda

Seja pessoas físicas com jurídicas, nenhuma está a salvo do cancelamento digital. Esse termo é dado ao ‘boicote’ que parte dos consumidores ou usuários das redes digitais em cima de uma empresa ou indivíduo motivado pela discordância sobre algum posicionamento.  

Também chamada de ‘cultura do cancelamento’, a ideia principal desse ato, era dar voz a questões sociais importantes, Entretanto, com o passar dos anos, essa forma de boicote se tornou algo extremamente viral, principalmente por conta da velocidade e a facilidade com que as notícias transitam pela internet. 

A liberdade de expressão é um direito, entretanto, quando possui a finalidade de prejudicar ou ofender terceiros, passa a ser considerado crime, assim como já é constituído fora do âmbito digital. Além disso, a internet, por mais anônima que possa parecer, não é uma terra sem lei, sendo assim, ao contrário do que muitos acreditam, é possível identificar os indivíduos que realizaram atos ilícitos contra terceiros enquanto na rede, podendo, desta forma, dar procedência ao caso de forma jurídica e legal.

Sendo assim, é possível concluir que o cancelamento é um veículo para o crime virtual, podendo causar danos psicológicos gravíssimos às vítimas. Essas ações, ainda que com a melhor das intenções (em busca de justiça social), devem ser baseadas em respeito à honra, imagem e privacidade, assim como a ética com a verdade e tendo como foco a paz social.

Se você está sendo vítima de cancelamento ou algum cibercrime, não hesite em entrar em contato com a Saftec Digital, empresa pioneira no mercado, oferecendo inúmeros serviços em prol de um ambiente on-line com foco na segurança e respeito, tendo como orientador, o Dr. Jonatas Lucena, advogado especialista em crimes cibernéticos. 

Para mais informações, acesse: www.saftecdigital.com.br/ e entre em contato pelos nosso canais de comunicação ou, se preferir, contate-nos pelo WhatsApp: (11) 4114-9358